SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E LAZER -SEMCEL

26 março 2010

1ª CONFERÊNCIA DE CULTURA DE JARU-RO

A Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer- SEMCEL realizou nesta sexta-feira a 1ª Conferencia Municipal de Cultura com participação de Artesãos, artista plástico,estudantes, acadêmicos e Sociedade civil organizada.



A classe estudantil estava presente

A Conferência teve como objetivo proporcionar aos munícipes um espaço democrático, aberto, onde todos possam participar, sugerir, criticar apoiar o que considera positivo e decidir sobre a Cultura do nosso município.

Participaram da conferencia quatro palestrantes sendo eles: Carlos Reis Pós graduado em Metodologia do Ensino Superior e Psicopedagogia – Coordenador Teatral da Fundação Cultural de Ji-Paraná, ator , diretor e Professor Universitário e professora Keila Barbosa da Silva, Graduada em Artes e professora do Cedusp em Ji-Paraná, e os professores de Jaru: Welington de Oliveira a – Graduado em Artes – Ator, professor de Arte, responsável pelas Oficinas de Teatro do Burareiro – Ariquemes,. Marlene Maria Gomes Martins, professora, artesã, coordenadora da área indígena na Representação de Jaru.


Foram aprovadas 18 ações para sem levadas pra Conferencia Estadual que acontecerá em Porto Velho. Dentre elas, algumas específicas pra Jaru: Criar espaço alternativo de cultura, Aquisição de um Museu, Reativar a Casa da Cultura para preparar jovens para teatro, musica, dança enfim varias atividades culturais, Destinar um espaço, para construir biblioteca, adequar e obter aquisição de novos acervos, dentre outras.
No decorrer do evento foi realizado um momento cultural com a participação dos alunos da Escola Plácido de Castro com a dança splish splasch e dos atores mirins do Burareiro do município de Ariquemes.

O evento teve como tema central: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.
Foi Lembrado que a Conferencia Nacional fechará o modelo do “Sistema Único de Cultura”, ou o Sistema Nacional de Cultura, similar ao SUS, que amarra questões de repasse de verbas e estruturas sistemas de apoio e fomento à cultura.






A equipe da SEMCEL agradece carinhosamente a todos que colaboraram de forma direta e indireta para realização do evento. "Tenham certeza que vocês ajudaram para que Jaru tenha Cultura",afirma Profª. Ciderli.

Fonte:Sencel

Imprimir artigoGuardar como PDF

0 Comments: